Cidades

Chuva volta a castigar Região Serrana e provoca mais de 30 deslizamentos

Veículos são arrastados por enchente nas ruas de Petrópolis. Foto via Grupo Plantão Enfoco

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis acionou estado de alerta. O órgão registrou até o momento 45 ocorrências por conta de uma forte pancada de mais de 90 milímetros de chuva em menos de uma hora na tarde desta quarta-feira (08).

Esse número é quase nove vezes maior do que o esperado para o dia de hoje. Todo o corpo técnico da pasta está nas ruas realizando os atendimentos. São 33 casos de deslizamentos de terra.

Na Rua João Xavier, no bairro Bingen, o pluviómetro registrou 96,4 milímetros de chuva em uma hora. No Dr. Thouzet o acumulado chegou a 85 milímetros. Todo o contingente de 55 agentes permanece de prontidão para atender aos chamados dos moradores.

“É importante que os moradores que vivem em áreas de risco estejam atentos a qualquer ocorrência. A chuva é contínua na cidade desde o dia 2 de janeiro", afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato.

De quinta-feira (2) passada até hoje são 310 ocorrências cadastradas e que estão sendo atendidas pelo corpo técnico da pasta.

Em caso de qualquer sinal de instabilidade no imóvel ou terreno, o morador deve ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva à Defesa Civil. A ligação e o serviço são gratuitos.

"A população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência”, disse o secretário de Defesa Civil, Coronel Paulo Renato Vaz, reforçando que o contingente permanece de plantão 24h para realizar os atendimentos à população.

< Riotur divulgou operações de órgãos públicos no Carnaval Kit escolar com entrega a partir do dia 15 em Saquarema <